Quanto ao face pessoa
física, tenho as minhas restrições. Nem é legal eu, como publicitária, falar
isso, visto que o face só será uma ferramenta importante pro marketing se tiver
pessoas usando. Mas tem que saber usar.
Tenho visto muita gente “se
colocando fora” com o Facebook. O face não é uma amiga sua que você comenta
coisas num quarto fechado ou no telefone. Uma vez que você falou alguma coisa
no Facebook, ela já está disponível para o mundo, ou pelo menos para os seus
“amigos” (quase meio mundo).
Eu, que utilizo desta
ferramenta somente para esta coluna (Facebook.com/colunapublicidade) para a
minha empresa (Facebook.com/agenciacomph), e para alguns clientes, tenho visto
coisas que me chocam. Erros de português inadmissíveis para pessoas que
descrevem grande escolaridade. Ou declarações e opiniões que envolvem outras
pessoas, ou mesmo sobre si mesmo, que nem acrescentam a ninguém!
Ontem, lia um livro do Luís
Fernando Veríssimo ele comentou, dentro de outro contexto, sobre como o
computador acaba por nos deixar em uma certa dependência desta máquina. Não
precisamos mais exercitar nossa mente, nem buscar nossas lembranças sobre
coisas aprendidas em história, geografia, ou até datas importantes...É só
digitar no google! Da mesma forma, estes erros de português gritantes, eu creio
já ser o reflexo da geração do corretor ortográfico do computador, assim como a
calculadora nos tornou mais lentos em matemática. Eu sou desta geração!
Então usem o seu Facebook,
ele é interessante para as empresas, ajuda você a se ligar com milhares de
amigos (se é que isso é possível), e está na moda! Mas, por favor, cuide o que
postar ali, ou esta ferramenta, aparentemente ingênua, poderá lhe custar um
emprego ou até uma grande amizade (real).
Daphne Becker, Publicitária
(Ed. 30/08/13)
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